quarta-feira, 14 de abril de 2010

Semana da premiação

Essa foi uma semana bastante interessante. Cheguei em Redmond no finalzinho de feveireiro e fiquei até o dia 06 de março. Logo na segunda-feira houve a cerimônia. Foi uma cerimônia super simples, bem casual mesmo, onde os 10 fellows da américa do norte e os dois fellows da américa latina foram lá para receber os seus prêmios.

Inicialmente tiramos fotos. Isso foi muito estranho. Além de eu não gostar de tirar fotos, o fotógrafo ficava o tempo todo dizendo "vire o rosto um pouco pra cá", "sorria", etc. O resultado foi uma foto com um sorriso super amarelo. Quem quiser conferir (não recomendo) está no site da microsoft research na américa latina.
Recebemos uma placa para simbolizar o prêmio. Segue uma foto.



Em seguida fomos almoçar e durante esse almoço houve a apresentação de todos e também conhecemos os nossos "mentors". No meu caso é o Jie Liu, um cara muito gente boa. Conversamos bastante e depois fomos conhecer as instalações da MSR (Microsoft Research). Essa foi a parte mais impressionante. O campus da Microsoft é realmente impressionante. São mais de 80 prédios espalhados em uma área super tranquila, arborizada e muito bem cuidada. A MSR fica em um desses muitos prédios.
Lá conversei bastante com alguns pesquisadores do grupo do Jie para ter uma noção das coisas que são desenvolvidas nesse grupo. O resto do dia foi bom para conversar mais com o pessoal da Microsoft e passear um pouco pela cidade. muito legal!

No outro dia pudemos "degustar" o dia "público" (para convidados) do Microsoft TechFest. Esse é um evento que visa promover a interação dos grupos de pesquisa com as equipes de desenvolvimentos da empresa. O dia público foi muito legal. Lá podemos ver vários projetos interessantes que eles desenvolvem. Destaque para as interfaces fantásticas como o "air guitar" para o XBox, o sistema de tradução simultâneo automático, as diversas tecnologias para "cloud computing" e o sistema de busca para equipamentos móveis do bing. Coisas bem interessantes.

O dia seguinte foi só passeio. Fizemos um city tour em Seattle. Destaque para o space needle, Aikiki beach e o Mercado. Aliás, que mercado! Comidas excelentes e músicos fantásticos tocando blues e rock clássico. Muito bom mesmo!
Dêem uma olhadinha em algumas poucas fotos.

Quem conhece Karina (minha esposa) sabe o quanto ela vai aproveitar os 15 dias que ela vai passar lá. Olhem esses carangueijos!



Essa é a Aikiki beach.

Os outros dois dias foram para conversar mais com o pessoal da Microsoft e passear um pouco pela cidade.

Por enquanto é isso!

10 comentários:

  1. Já que voce falou em Aikiki beach, lembrei pela foto que quando estive em Vancouver, aluguei um carro para chegar a Seattle e segui por uma estrada muito linda que beirava um rio (acho) que valeu a pena! bom, mas essa voce terá que descobrir pois foi o rapaz da locadora que indicou esse caminho e eu sou meio "pastel" e não registrei. Consequentemente, não lembro nomes.

    ResponderExcluir
  2. Olá Heitor,

    Espero que esteja tudo bem com você. Por quanto tempo você vai ficar nos EUA? De quando a quando?

    Eu moro em Boulder, Colorado. Se quiserem passar para visitar, o convite está feito.

    Grande abraço,
    \França

    ResponderExcluir
  3. Grande Heitor!

    Boa sorte nesse novo projeto! Estaremos aqui no BR torcendo por você! Grande abraço!

    Marcos Mateus (seu ex-aluno no CEFET-AL em 1997 ou 98 não lembro ao certo! huahauhauhua!)

    PS.: Esse Air Guitar para Xbox360 usa a interface do Natal Project?

    ResponderExcluir
  4. Pois é Eliana. Certamente vou procurar alguns passeios nas horas vagas que eu tiver por lá. Acho que visitar Vancouver será um passeio quase que obrigatório. Vamos ver!

    ResponderExcluir
  5. Franciraldo amigo das antigas!!!!
    Não que a gente seja velho né? kkkk
    Olha estarei em Seattle a partir de 14/05 e ficarei por 12 semanas. Pena que é pouco tempo né?
    Não sei como fica viajar até o colorado pois é um pouco distante. Mas vamos ver né? Pelo menos é mais perto do que daqui do Brasil. De qualquer maneira vamos tentar combinar alguma coisa sim.
    Grande abraço cara!

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos,

    Nem precisa se identificar tanto né? Olha só o projeto Natal ainda é meio secreto pois está começando se configurar como um futuro produto deles mas eu acredito que faça parte sim. A interface é bastante interessante. Basta colocar duas pulseiras no antebraço e fazer o movimento naturalmente. Os sensores captam o movimento e daí você já está interagindo.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Grande Heitor,
    muito bacana rapaz! Parabéns e boa sorte! =)

    Thiago Sales
    []'s

    ResponderExcluir
  8. Olá Thiago,

    Obrigado cara.

    Abraços,

    Heitor

    ResponderExcluir
  9. Aê Brother! Parabéns pelas conquistas! Será que vai dar pra assistir uma partida dos Sonics? Isso se vc curtir basquete e se eles estiverem nos playoffs. Abraço do André Lins (Aranha)

    ResponderExcluir
  10. Opa Aranha tudo tranquilo?
    O pior é que os Sonics saíram de Seattle. Mas eu vou ver se tem alguma coisa nas redondezas.
    Abraços,

    Heitor

    ResponderExcluir